E-familynet.com Ticker

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Esse foi o post que a Alessandra fez pra mim em homenagem a minha Gravidez. obrigada sua linda. Aqui só tem até o terceiro mês daí vou acrescentando o restante ao longo da gravidez.






PRIMEIRO MÊS





imagem de admin

Ausência da menstruação; Cansaço e sonolência; Vontade de urinar sempre; Náusea, vômitos e salivação; Azia e dificuldade de digestão; Repulsa ou desejo por certos alimentos; Modificações no seio (inchaço, sensação de adormecimento, formigamento, escurecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea no seio)

Emotivos: Instabilidade emocional, similar à TPM: como por exemplo, maior irritabilidade, mudanças repentinas de humor, vontade de chorar; Apreensão, medo, alegria, excitação.

Algumas Preocupações

Muitas gestantes sentem nos primeiros meses da gravidez um enorme cansaço. Seu corpo produz todo o complexo embrião-placenta, que é o sistema que servirá para sustentar a vida do bebê. Todo esse processo deve continuar nos primeiros três meses, por isso, se estiver se sentindo muito cansada considere como um fato normal, durma umas duas horas a mais por noite.

Um terço das gestantes não sofre com os sintomas da náusea ou do vômito, mas para quem sofre não ultrapassa o terceiro mês, e raramente interfere com a alimentação ao ponto de afetar o feto. Muitas vezes ela pode aparecer durante o dia, como à tarde e à noite, ou mesmo durar o dia inteiro.

No primeiro e último trimestre da gravidez, a maior parte das gestantes faz freqüentes idas ao banheiro pelo maior volume de líquidos corpóreos e pela maior eficiência dos rins. Outro fator é a compressão feita pelo útero, que começa a aumentar de tamanho, pressionando a bexiga.

O seio aumenta já no início da gravidez pela maior quantidade de hormônios produzidos no seu organismo, pois está preparando para nutrir o bebê quando nascer. A aréola aumenta e escurece, aparecem pequenas saliências ao redor, como também surge uma espécie de rede de pequenas veias azuis. A sensibilidade e a sensação de dor, que você sente no início da gravidez tendem a desaparecer no 3° ou 4° mês. Durante toda a gravidez seu seio continuará a crescer.

O aspecto do feto ao final do mês é menor que um grão de arroz, com aproximadamente 5 mm. Nas duas próximas semanas, iniciará a formação do tubo neural (do qual derivam o cérebro e a medula), do coração, do aparelho digestivo, dos olhos e das orelhas, e dos braços e das pernas.


SEGUNDO MÊS




imagem de admin


Físicos: Vontade de urinar com freqüência; Cansaço e sonolência; Náusea, vômitos e salivação excessiva; Prisão de ventre; Azia e dificuldade de digestão; Repulsa ou desejo por certos alimentos; Modificações no seio (inchaço, sensação de adormecimento, formigamento, escurecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea no seio); Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura.
O Bebê Cresce dentro de Você, começando a formação do corpo como o coração:
É neste período que o coração de seu bebê começará a bater, e começam a aparecer os delineamentos dos olhos, das orelhas, da boca e das fosas nasais. Está se formando o saco amniótico (juntamente com o líquido amniótico) que tem a função de envolver o feto e protegê-lo por toda a duração da gravidez.
Os outros orgãos vão se formando, assim começa a formação dos dedos, e também a definição da estrutura esquelética, inicialmente com a cartilagem e mais tarde com os ossos. Inicia-se a formação do aparato genital e dos órgãos do aparelho digestivo.

O feto tem aproximadamente 3 cm de comprimento e pesa cerca de 10 gramas, tem um aspecto mais humano.
Possíveis Preocupações
Modificação das Veias:
Muitas gestantes notarão que seu corpo apresenta um reticulado de veias azuis finíssimas. Devido ao maior volume de sangue associado à gravidez que circula em seu corpo, forma este reticulado em seu corpo. O maior problema relacionado com seu sistema circulatório em uma gravidez diz respeito à formação de varizes e o melhor mesmo para evitar o aparecimento delas é a prevenção. Evite aumentar muito de peso, evite ficar muito tempo em pé, e quando estiver sentada deixe as pernas apoiadas em alguma almofada; use meias elásticas durante todo o dia.
Problemas de Pele:
A maior parte das gestantes apresenta uma pele esplendorosa durante a gravidez, devido muitas vezes às alterações hormonais. Mas muitas vezes, são estas mesmas alterações que provocam em outras gestantes o aparecimento de "espinhas", principalmente em mulheres que habitualmente sofrem com isso nos períodos pré-menstruais. Para melhorar o problemas, tente seguir uma dieta equilibrada, que fará bem seja ao seu bebê seja à sua pele; beba muita água; faça sempre uma boa limpeza na sua pele com produtos neutros e delicados.



TERCEIRO MÊS




imagem de admin


Físicos: Cansaço e sonolência; Vontade de urinar com freqüência; Náusea, vômitos e salivação excessiva;

Prisão de ventre; Azia e dificuldade de digestão; Repulsa ou desejo por certos alimentos; Modificações no seio (inchaço, sensação de adormecimento, formigamento, escurecimento das aréolas, aparecimento de pequenas veias de cor azul sob a pele, devido ao aumento de irrigação sanguínea no seio); Possíveis dores de cabeça, às vezes desmaios e tontura; Aumento do apetite; Algumas veias ficam mais visíveis, devido ao aumento no volume de sangue.
Emotivos: Instabilidade emocional, similar à TPM; Apreensão, medo, alegria, excitação; Períodos de extrema calma e serenidade.
O Bebê dentro de Você
Inicia-se a formação das pálpebras: Entre a nona e a décima semana a cabeça do feto já está bem delineada, aparecendo um tanto quanto desproporcionada em relação ao resto do corpo. Neste período se formam as pálpebras que irão proteger os globos
oculares.
Desenvolvimento rápido: Já começam a se desenvolvendo outros órgãos, o sistema circulatório e urinário já estão funcionando, os órgãos genitais já se desenvolveram e os lineamentos do rosto já estão modelados. No final da 10a.-11a. semana, aparecem sob a derme as terminações nervosas, e o feto já consegue reconhecer os sons maternos da respiração, dos batimentos cardíacos e da voz.
Move as mãos e os pés, e abre a boca:
Os músculos e as articulações consentem ao feto fazer seus primeiros movimentos, na ponta dos dedos se visualizam as unhas, e ele começa a movimentar-se bastante suas mãos e pés, em movimentos de abrir e fechar. Também já pratica a sucção, engolindo líquidos à sua volta.
O aspecto do bebê: Próximo ao final do terceiro mês, o feto já aumentou de tamanho, chegando a medir cerca de 6,25 a 7,5 cm e pesa aproximadamente 14 a 18 gramas.
Qual é o aspecto da mãe: Seus seios podem ter aumentado bastante a ponto de você aumentar a numeração do sutiã.
Prisão de Ventre:
Freqüente a prisão de ventre é um sintoma comum na gravidez, provocada por alguns fatores de ordem hormonal e pela compressão causada pelo útero em crescimento sobre o intestino, que impede um funcionamento normal. Algumas dicas como: mais fibras na sua alimentação (frutas, verduras cruas, cereais); muita água; e atividade física moderada, como caminhadas ou natação para gestantes.
Gazes: Freqüente na gravidez : ao invés de fazer 3 refeições diárias abundantes, faça 6 refeições menores; mastigue bem e devagar evitando engolir ar junto com a comida; diminua a quantidade de alimentos que normalmente já causam a sensação de inchaço (ex: feijão).
Distúrbios com o Sono: Durante os primeiros meses da gravidez, é normal ter problemas de sonolência, principalmente após as refeições. A causa principal disso, são as profundas alterações hormonais, mas que deve desaparecer no início do segundo trimestre.

7 comentários:

  1. Que legal Kelli, amei sua ideia.
    Você vai acrescentando cada mês o post, de acordo com sua gravidez.
    Se quiser coloque o vídeo também!
    Tenha uma ótima semana amiga!
    Beijos!
    Alessandra

    ResponderExcluir
  2. Kelli, vai colocando fotos suas também. Pra gente acompanhar o desenvolvimento da sua gravidez.
    Beijão!
    Alé

    ResponderExcluir
  3. Kelli, pesquisei vídeos de passo à passo do desenvolvimento do feto.
    Você vai amar... pode pega-los pra seu blog.
    Eu já estou corujando seu Bebê!rsrsrs... Sua titia coruja mesmo! beijão!

    ResponderExcluir
  4. Saudade da minha gavidez e do beu blog de grávida que não consigo trazer pro blogger...

    Ei, trabalhar Domingo e grávida ninguém merece!!! rss

    Beijocas!
    Bia

    ResponderExcluir
  5. Ei Kelli! que delícia compartilhar momentos tão delicados da sua vida! bjs Zí
    www.casadazi.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Todas estamos corujando esse bebê!
    Mas na hora de cuidar,ninguém melhor que a mamãe!
    Uma bela semana minha linda grávida!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  7. Kelli, estou tão feliz que os aptos de dois quartos vão ser entregues dia 27 desde mês.
    Imagino como Itinha está feliz, pois agora finalmente ela vai poder realizar, o tão esperando sonho do 603.
    Em breve é o seu menina... mas não fique ansiosa, aproveite esse tempo que falta, pra curtir sua gravidez.
    Tenha um ótimo final de semana!
    Beijos... e obrigada pela visita!

    ResponderExcluir

Idéias?

Você também poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...