quinta-feira, 21 de junho de 2012

Queiroz Galvão Não Repassa Habite-se á Caixa Econômica Federal

Aborrecimento Nº 7 Habite-se

Que eu saiba, o Habite-se é algo fundamental para um imóvel ser entregue a seu proprietário. Estou morando a mais de 3 meses em um apartamento novo e sem saber o porque de ainda está pagando apenas os juros sob o valor financiado a Caixa resolvemos tirar essa dúvida ao nosso gerente. Chegando ao banco o gerente nos esclareceu que estamos a 3 meses pagando os juros e não o financimento propriamente dito porque a Queiroz Galvão não repassou o Habite-se, então para a Caixa Econômica Federal nós ainda não recebemos o apartamento sendo assim só iremos começar a pagar o bendito apartamento quando a Queiroz Galvão tiver a boa vontade de mandar o Abite-se pra lá.
Ótimo... Quer dizer QUE ESTAMOS PAGANDO MAIS DE 600 REAIS TODO MÊS PARA NADA? Só porque a construtora não disponibilizou um papel ou então estamos morando sem o Habite-se.
PA-LHA-ÇA-DA
A cada dia me decepciono ainda mais com essa construtora. E leitores que estão a receber ou já receberam o Baobá e o Barauna fiquem atentos a seus direitos e tirem a limpo a questão do Habite-se também, pois já ouvi de engenheiro falando pra proprietário que a culpa é da CEF e não da construtora.

O que é a certidão do habite-se

A certidão do habite-se é um documento que atesta que o imóvel foi construído seguindo-se as exigências (legislação local) estabelecidas pela prefeitura para a aprovação de projetos.
Contudo, este documento não é um certificado de garantia de que a construção foi executada em obediência às boas normas de engenharia e arquitetura, e portanto, não atesta a segurança da obra e muito menos, a qualidade.
Quando um projeto para construção de um imóvel é aprovado pela prefeitura, significa que o mesmo atendeu à legislação local e a construção pode ser iniciada após a liberação do alvará (documento autorizando o início dos serviços). Quando a construção atinge um nível em que a certidão do habite-se pode ser emitida, o proprietário do imóvel faz a requisição junto ao órgão competente da prefeitura, que providenciará uma vistoria no imóvel para constatar se o que foi construído retrata o projeto aprovado inicialmente.
Se tudo estiver conforme o projeto aprovado, a certidão do habite-se é emitida em poucos dias. No entanto, caso haja algum problema, a certidão será liberada somente após a resolução do mesmo.

Para que serve o Habite-se

 Imóveis que não têm a certidão do habite-se perdem o valor na hora da venda, pois estão na condição de irregulares perante a prefeitura;
Contas de água, luz e telefone não significam que o imóvel esteja regularizado junto à prefeitura. Significa apenas que as exigências estabelecidas pelas concessionárias destes serviços foram atendidas;
Carnês de IPTU também não significam que o imóvel esteja regularizado. Muitas prefeituras elaboram o cadastro das construções irregulares somente com o objetivo de arrecadarem impostos;
Prédios residenciais ou comerciais não podem constituir condomínio legal, não sendo possível o estabelecimento de uma convenção que ampare os usuários e defina o rateio das despesas que são comuns;
Entidades que financiam a compra de imóveis exigem a certidão do habite-se para que o empréstimo seja concedido;
Para a averbação (registro) do imóvel no Registro Geral de Imóveis, é necessária a certidão do habite-se.

5 comentários:

  1. Oiii querida, obrigada pela visita... eu já te sigo há um tempão!!! bjs

    ResponderExcluir
  2. Isso pelo q entendí na caixa tb acontece em contrução pq vou passar os 6 meses da obra pagando uns juros do $ q eles me emprestaram e se a obra n for concuída até dezembro continuarei pagando esses juros e não ainda o financiamento buáaaa, espero q dê certo pq ninguém merece ficar dando mais $ pra esse povo sangue suga né ! mas tenho certeza q logo logo vc consegue resolver ai bjinhos Gily

    ResponderExcluir
  3. Que absurdo! Pago um financiamento habitacional da CEF e sei bem a barbaridade de juros que pagamos todo o mês para realizar nosso sonho, imagina... seguir pagando só juros por causa da incompetência dos outros! Que tudo se resolva logo!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Certeza que consegue resolver...

    ResponderExcluir

  5. Oiiiieee!

    Corri aqui pra te avisar que para comemorar o aniversário de 2 anos do blog Comprando meu APê! estou fazendo um sorteio maravilhoso na fanpage do blog no facebook!

    É bem simples de participar.
    Copie e cole esse link da imagem do facebook no seu navegador e siga as poucas regrinhas na lateral da imagem!

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=444291918941628&set=a.405069639530523.79757.230946020276220&type=1&theater

    Bjos e boa sorte!!!
    Bruna Dalcin

    ResponderExcluir

Idéias?

Você também poderá gostar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...